Boas Vindas

A odontologia nos foi apresentada através de nosso pai, Mario Couto. Foi com ele que tivemos os primeiros contatos com o mercúrio, a resina acrílica, aquele famoso cheiro característico dos dentistas – o eugenol e todo o consultório odontológico.

Nos lembramos bem das várias tardes que, após chegarmos do colégio, íamos para o consultório dele e, na sala de recepção ficávamos brincando com os materiais dentários... Hoje em dia entendemos as broncas que levávamos quando éramos pego brincando com a bolinha prateada de mercúrio...

E assim foi, até que começamos a visitar algumas vezes as faculdades nas quais ele ministrava aulas de materiais dentários. Com isso surgiu o grande interesse em cursar a odontologia.

No decorrer do curso de graduação fomos monitores de materiais dentários nas faculdades sob sua titulação, em que havia compatibilidade de horário. Ao término da graduação fomos convidados a ser professores nesta cadeira.

Com o passar do tempo e de acordo com a vontade de Deus, passamos a ser responsáveis por tal disciplina. A partir daí começamos a procurar, cada vez mais, conhecimentos na área de materiais dentários.

Assim começou nossa escalada no magistério. Começamos a fazer cursos de pós-graduação. Desta forma fizemos primeiramente a Especialização em Metodologia do Ensino Superior, em seguida Radiologia Oral e Dentística Restauradora, e não paramos mais.

Com a idéia fixa na busca de mais conhecimentos partimos para Bauru - SP, e após a aprovação na prova de seleção da Faculdade de Odontologia de Bauru – uma das faculdades mais bem conceituadas do mundo, da Universidade de São Paulo, que nos acolheu com total paternidade, começamos mais uma pós-graduação.

Na FOB, nossos laços de amizade com todos os professores ligados a área de materiais dentários ficaram bem fortes.

Vários professores poderíamos citar, professores não... Verdadeiros Mestres!! Grandes nomes da nossa odontologia os quais nos ensinaram e orientaram com dedicação como se fossemos verdadeiros filhos.

Com isso terminamos nosso curso de Mestrado em Dentística / Materiais Dentários, e ingressamos logo em seguida no curso de Doutorado e hoje somos, Graças a Deus, Especialistas em Dentística Restauradora, Mestres e Doutores em Dentística / Materiais Dentários pela Faculdade de Odontologia de Bauru da universidade de São Paulo.

Desde então e cada vez mais nos esforçamos ao máximo para levar ao conhecimento de nossos alunos os Materiais Dentários. Tarefa difícil essa, principalmente quando se fala em educação no Brasil, aliado a uma grande crise financeira que nosso país e todo mundo está atravessando; refletindo na remuneração financeira do pessoal ligado à área de educação.

A arte de ensinar é uma tarefa muito importante pois somos formadores de opiniões, que muitas das vezes leva o aluno a questionamentos. Questionamentos estes que vão levá-los às pesquisas e, são estas pesquisas que tornam cada vez mais dinâmica a vida e o futuro sempre mais próximo do presente. Com essa evolução científica estamos conseguindo vencer a guerra contra várias doenças, que muitas das vezes, são resultantes dessa evolução.

Sempre os maiores beneficiados serão os nossos pacientes, pois devemos tudo à eles. Sem os pacientes não poderíamos verificar na prática a nossa evolução científica. É para eles que nós pesquisadores, estudiosos e profissionais estamos sempre procurando o futuro para no presente lhes dar melhores condições...

No mundo globalizado, onde, através de fax, telefonia, internet podemos estar visitando e conhecendo qualquer coisa em qualquer parte do mundo; bastando apenas acionar um botão, não poderíamos mais deixar nossos alunos fora dessas tecnologias, assim sendo, fizemos o presente trabalho, que é apenas o começo...

Neste, nossos alunos e todas as pessoas interessadas poderão ter acesso a algumas informações que estamos, agora, começando a disponibilizar na grande rede.

Destinamos um espaço para publicações de trabalhos. Contamos com um espaço denominado referência bibliográfica onde poderá ser encontrado a relação dos trabalhos publicados na , citando o local onde este foi publicado na íntegra, a finalidade é criar um banco de dados com diversos assuntos de interesse direto ou não à odontologia.

Teremos um espaço para encontrar novos e velhos amigos. Basta o interessado acessar uma lista que constará o nome completo, o ano e a faculdade de formatura com o respectivo e-mail, facilitando muito o reencontro daquele amigo que havia perdido o contato.

A lista dos materiais que você precisará comprar para participar das aulas práticas da disciplina de materiais dentários , por assunto, estará aqui, bastando que você acesse a respectiva área.

Está sem E-mail? Porque você quer... Aqui estamos fornecendo E-mail grátis. É realmente grátis, não haverá despesa nenhuma... Bastando se cadastrar.

Temos uma área de links. São pessoas ou firmas que de uma forma ou outra desenvolvem trabalhos de parceria com a disciplina , estando sempre aberta e convidando novos parceiros, visando sempre nossos alunos.

Estamos sempre abertos às opiniões, novas idéias, comentários... Enfim através do fale conosco, você poderá enviar sua mensagem, opinião à disciplina de materiais dentários . Caso seja uma mensagem direcionada para um profissional específico, encontrará o seu E-mail.

Nosso trabalho visa primeiramente o bom aprendizado dos alunos, queremos levar as facilidades e os conhecimentos necessários para que este possa exercer a odontologia em qualquer parte do território nacional e, também fora do país.

Levar ao conhecimento dos acadêmicos os materiais dentários, muitas vezes materiais que já são considerados "ultrapassados" e também os mais atualizados, os chamados de ponta, última geração. Tal procedimento se dá devido ao fato de querermos formar profissionais capazes de atuar em qualquer situação, com conhecimento em todos os tipos de materiais dentários, afinal de contas nosso país é muito grande com um povo muito diversificado, cheio de áreas carentes e necessitadas de nosso auxílio, na maioria das vezes sem recursos para poder se tratar.

Enfim apresentamos nosso trabalho na rede internacional, esperamos que seja muito útil. É um trabalho que nasceu e está crescendo, mas... para crescer e com saúde precisamos da sua colaboração, da sua opinião, obrigado.


Disciplina de Materiais Dentários
Equipe